Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 12 de dezembro de 2015

PEDRA, Vaca dá à luz bezerros quadrigêmeos em Pernambuco; fenômeno é raro

Bezerros quadrigêmeos nasceram no município de Pedra, em Pernambuco (Foto: Arquivo Pessoal)

Filhotes nasceram em Pedra, no Agreste, e pesam em torno de 23 kg cada.
Fenômeno é considerado 'raríssimo', segundo médico veterinário do IPA.

Bezerros quadrigêmeos nasceram no município de Pedra, em Pernambuco (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma vaca deu à luz quatro bezerros em Pedra, no Agreste de Pernambuco. O nascimento dos quadrigêmeos aconteceu na terça-feira (8), no Sítio Tenebre. A "Fulorada" teve três filhotes machos e uma fêmea - cada um com cerca de 23 kg - segundo informou o dono dos animais, Edivaldo Valdino Cavalcante, de 39 anos. O fenômeno é considerado "raríssimo", segundo médico veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

  "a vaca estava com uma barriga grande, desinquieta, mas nunca pensei que ela teria quatro de uma vez". Cavalcante disse que ficou surpreso quando viu a quantidade de bezerros. "Eu não acreditei quando vi. Eles nasceram sozinhos", afirmou. Segundo ele, esta é a terceira vez que o animal dá cria - na primeira nasceu uma fêmea e na segunda, um macho.

Edivaldo afirmou que não pensa em vender os terneiros. "Vou deixar criar do jeito que Deus quer porque a seca está grande. Todo dia viajo 9 km em uma carroça de burro para buscar água", explicou. Ele disse que "Fulorada" - que tem sete anos e pesa 225 kg - não consegue amamentar os quatro bezerros. De acordo como agricultor, para que os animais não fiquem com fome, eles são alimentados com mamadeira.

Para o médico veterinário pesquisador na área de reprodução animal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sebastião Guido, "o fenômeno é raríssimo". O especialista explicou que trabalha em uma propriedade assistida há vinte anos e nunca aconteceu um caso de quadrigêmeos. Ele disse que a espécie bovina só concebe um bezerro por vez.

 "Não é desejável isso porque os bezerros são de sexos diferentes e a fêmea, geralmente, fica infértil. Quadrigêmeos é um caso raro e vaca não vai ter condições de amamentar todos", afirmou


#FatoRaro
#VacaCom4Filhotes
#PedraFatoRaro


G1

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário sobre esse artigo.

Seguidores

 

Arquivo