Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 2 de março de 2013

Noticias... A PEDRA EM FOCO

Estão abertas até quarta-feira (06) as inscrições para a primeira edição do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o edital vai selecionar o pôster que será utilizado na identidade visual do FPNC Mata Norte. O evento marca o início da temporada 2013 dos festivais que percorrem todo o estado com atividades de difusão e formação cultural.
O autor do pôster vencedor receberá um prêmio de R$ 2,5 mil. As obras criadas para o concurso devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural da região, berço de diversas manifestações da nossa cultura popular. O maracatu, o cavalo marinho, o coco de roda, as bandas centenárias e a ciranda são apenas algumas tradições do rico repertório cultural da Mata Norte.

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas até 06 de março, na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista) ou pelos Correios (via Sedex). Os participantes devem ser pernambucanos natos ou comprovar, no mínimo, um ano de residência no Estado. Cada concorrente pode enviar até dois trabalhos inéditos, formatados de acordo com as regras presentes no edital.
Seleção
A comissão de seleção será formada por membros da Secult-PE/Fundarpe e por profissionais nas áreas de Design e Artes Visuais. O resultado será divulgado nos sites da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br), no blog do Festival (www.fpnc.org) e também publicado no Diário Oficial do Estado.
Para acessar o edital, clique aqui.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (01), a lista dos classificados da Seleção Pública de Estagiários 2013. O edital com a homologação do processo seletivo foi assinado pelo desembargador presidente Jovaldo Nunes e publicado no Diário de Justiça Eletrônico.
De acordo com o órgão, a primeira convocação será feita a partir do dia 4 e estará disponível na página do TJPE. Ao todo, 5.941 estudantes se inscreveram no certame, 1.421 candidatos foram aprovados para o preenchimento inicial de 100 vagas, além da formação de cadastro de reserva da instituição.
Confira a relação dos aprovados AQUI

Uma campanha nacional foi lançada no Brasil para destacar importância do serviço de combate a violência doméstica pelo telefone 180. A Central de Atendimento a Mulher funciona 24 horas, nos sete dias de semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

A ligação é gratuita e pode ser feita de um aparelho celular, número residencial ou de orelhão. Profissionais especializados vão orientar sobre o melhor procedimento diante da violência sofrida pela vítima.
O serviço 180 é vinculado a Secretaria de Políticas para as Mulheres da presidência da República. Até o dia oito de março, Dia Internacional da Mulher, serão promovidas atividades de divulgação do telefone. Em Pernambuco, o combate a violência tem um importante parceiro – o projeto Bem Me Quer do Ministério Público.
A relação dos 4.392 médicos participantes da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica foi divulgada hoje (1º), no Diário Oficial da União. Os profissionais vão atuar em 1.407 municípios a partir desta sexta-feira. O programa vai até fevereiro de 2014.
Os médicos vão receber uma bolsa de R$ 8 mil, paga pelo Ministério da Saúde. Os profissionais ainda irão passar por uma especialização em Saúde da Família, com duração de um ano, sob a supervisão de instituições de ensino superior e de gestores locais, além de aulas teóricas ministradas pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.
Muitos profissionais não conseguiram vaga no primeiro e no segundo edital porque escolheram municípios com as vagas já preenchidas. Por isso, um novo edital foi publicado ontem (28), com 500 vagas para remanejamento. Os interessados têm até hoje (1º) para pedir o remanejamento por meio de recurso no site do programa. Quem tiver recursos aprovados poderão escolher o município com vagas remanescentes, nos dias 5 e 6.
O Nordeste é a região com que irá receber o maior número de médicos pelo Provab (49% do total), equivalente a 2.494, que irão atuar em 696 cidades. Em seguida, aparece a Região Sudeste, com 1.018 profissionais (25%). O Norte receberá 241 médicos; o Sul, 370 profissionais; e o Centro-Oeste, 269 médicos. O governo criou o Provab com o objetivo de estimular a ida de médicos para periferias de grandes cidades e o interior do país, áreas com carência desses profissionais.
Fonte: Agência Brasil
O projeto Show de bola – Escolinha do Calango, desenvolvido pelo Belo Jardim Futebol Clube, e que oferece aulas de futebol gratuitamente está com inscrições abertas. Ao todo estão sendo disponibilizadas 200 vagas para crianças e adolescentes.
Serão três turmas divididas por faixa etária, 11 a 13 anos, 14 a 15 e 16 a 17 anos. Para participar do projeto o interessado deve estar devidamente matriculado na rede de ensino, ter a autorização dos pais e comparecer ao escritório do calango até a quinta-feira (07), portando certidão de nascimento ou RG, declaração escolar, atestado médico e estar acompanhado do representante. O projeto é gratuito e todos os alunos recebem o material padronizado (chuteira, camisa e calção, dentre outros).
As inscrições podem ser feitas no escritório do Belo Jardim Futebol Clube, no empresarial Mariola, na Avenida Marechal Deodoro, centro de Belo Jardim. As aulas serão iniciadas no dia 25 de março.
NE10

Na próxima segunda-feira (4), a presidente Dilma Roussef fará sua primeira visita oficial ao estado da Paraíba. A chefe do executivo nacional desembarcará em João Pessoa, capital do estado, depois seguirá para a cidade de Itatuba, no Agreste. A vinda de Dilma foi confirmada nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, que convocou a imprensa local para coletiva às 16h30, quando serão divulgados os detalhes da agenda que a presidente cumprirá no estado.
Dilma deve desembarcar em João Pessoa por volta das 10h. Ela será recebida pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PT), e deve acompanhar a entrega de obras financiadas pelo Governo Federal, assim como realizar vistoria em outras. Em Itatuba, por onde também vai passar, Dilma visitará o canal adutor da vertente litorânea, o ‘Acauã-Araçagui’, obra do Programa de Aceleração do Crescimento.
Desde o início de janeiro foi anunciado que a presidente faria um périplo pelo Nordeste. Dilma Roussef começou as andanças pelo Piauí, no mês de janeiro, e Pernambuco seria sua segunda parada, mas uma fratura no pé acabou adiando a passagem da presidente pelo estado.

Em sua segunda edição, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) levará 4.392 médicos a unidades básicas de atendimento de periferias de grandes cidades, municípios do interior e regiões remotas de todo o país. A atuação dos profissionais começa hoje (1º).
Durante o programa, os médicos irão fazer cursos de especialização durante um ano. Eles atuarão nas equipes de Atenção Básica sendo supervisionados por uma instituição de ensino superior e gestores locais, além de receberem aulas através a distância da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.
Cerca de 21% dos municípios que receberão os médicos são de áreas rurais e têm pobreza elevada e receberão 633 profissionais. Outros 1.724 serão direcionados a grandes centros urbanos.
Cerca de 30 alunos da Escola Francisco Pires, em Mirandiba, no Sertão de Pernambuco, deram entrada no Hospital da cidade nessa quinta-feira (28) passando mal. Todos estavam com sintomas semelhantes, mal estar, dor de cabeça e desmaios.  A suspeita é de que a água consumida por eles na escola possa ter provocado tudo.
Três adolescentes foram transferidos ainda na noite dessa quinta para o Hospital Regional de Salgueiro, também no Sertão, devido a piora no quadro. De acordo com a gestora da escola, Josefa Bezerra, os alunos que passaram mal são do primeiro e segundo anos do ensino médio do turno da manhã. Todos teriam bebido água em um dos bebedouros da escola que já foi identificado. As aulas foram suspensas na escola nesta sexta (01) até que o fato seja esclarecido.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, esteve em Serro Azul, na Mata Sul, onde visitou áreas de cana-de-açúcar que atendem aos pecuaristas da bacia leiteira do Estado, beneficiando 66 municípios do Agreste, onde estão concentradas 80% da produção leiteira. Ele conversou com caminhoneiros, cortadores de cana e criadores dos municípios de Pesqueira, Alagoinha e Bom Conselho, que na ocasião carregavam seus caminhões.
Após ouvir algumas reivindicações desses criadores, o secretário foi receptivo às sugestões e anunciou providências imediatas para melhorar a estrutura de corte, transporte e distribuição da cana. Ranilson disse que, atualmente, estão sendo carregados, em média, 50 caminhões por dia e que para os próximos 60 dias a meta é carregar 120 caminhões, o que representa 1.000 toneladas de cana por dia, quantidade necessária para dar suporte à criação, até o retorno das chuvas.

Professores do ensino básico da rede pública, com jornada de 40 horas semanais, e que não receberam o piso salarial entre janeiro de 2009 e abril de 2011 podem recorrer à Justiça e pedir os valores retroativos. No período, estava valendo liminar que determinava que o piso poderia ser cumprido em diferentes formas de remuneração, ou seja, o vencimento salarial poderia ser complementado com abonos e gratificações para que o piso fosse alcançado.
Aqueles que, nem mesmo com os adicionais, chegaram ao valor estabelecido em lei podem exigir o retroativo, foi o que explicou ontem (28) a assessoria do Supremo Tribunal Federal ao ser consultada pela Agência Brasil. Um dia antes, o STF definiu que, embora tenha sido editada em 2008, a lei do piso, que trata do salário nacional do magistério, passa a valer a partir da data na qual o Supremo confirmou sua legalidade, em abril de 2011.
O piso salarial dos professores do magistério público foi estabelecido na Lei 11.738, de 16 de julho 2008. Na ocasião, o valor era R$ 950. Com a sanção da lei, governadores de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Ceará ajuizaram ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo contra dispositivos da legislação.
Em dezembro de 2008, o STF decidiu, por meio de liminar, que o piso passaria a ser pago a partir do dia 1º de janeiro de 2009. Os ministros estipularam que o piso incorporaria vantagens pecuniárias, em uma espécie de período de experiência para os estados. Isso valeria até o julgamento da Adin, que ocorreu em abril de 2011.
O piso salarial somava R$ 950, em 2009; R$ 1.024,67, em 2010; e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do Ministério da Educação. No ano passado, o valor vigente era R$ 1.451 e, a partir de fevereiro deste ano, passou para R$ 1.567.

ItapuamaFm

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário sobre esse artigo.

Seguidores

 

Arquivo