Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Confira a programação do carnaval 2012 do Recife


Lulu Santos vem pela primeira vez ao carnaval do Recife. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)Lulu Santos vem pela primeira vez ao carnaval do
Recife. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)
A Prefeitura do Recife anunciou nesta quinta-feira (19) a programação oficial do carnaval 2012. Seu Jorge, Beth Carvalho, Lulu Santos, Ney Matogrosso, Fundo de Quintal, Lenine, Nação Zumbi, Elba Ramalho, além do homenageado deste ano, Alceu Valença, fazem parte das atrações que passam pelo palco principal, montado no Marco Zero.
A abertura do carnaval acontece na sexta, 17 de fevereiro, e como já é tradição, fica com Naná Vasconcelos, que comanda dez nações de maracatu no Marco Zero, no Bairro do Recife. Os convidados especiais da apresentação são a cantora africana Angelique Kidjo e o grupo inglês Stomp. "O nosso maracatu veio da África, e agora é a hora de trazer a África até nós", afirma André Brasileiro, coordenador executivo do carnaval.
Grupo inglês Stomp divide palco com Naná Vasconcelos. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)Grupo inglês Stomp divide palco com Naná
Vasconcelos. (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
A cultura afro e as batidas percussivas vão dividir o palco também com o grupo de mulheres pernambucanas Voz Nagô e com a Orquestra da Bomba do Hemetério, encontro comemorado por Naná. "É o encontro das modernas tradições. Eu sempre quis trazer alguém da África, é fantástico poder finalmente fazer esse encontro. Já estou trabalhando nos arranjos junto com o Maestro Forró. É uma grande responsabilidade", conta Naná.
A noite de abertura segue com a apresentação do homenageado Alceu Valença, que faz um show repleto de participações especiais, como Lenine, Otto, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Karina Buhr e Lirinha. "Escutar outras pessoas cantando a minha música é sempre uma surpresa, algumas não cantam como eu. Vai ser uma experiência interessante", explica Alceu.
No sábado de Zé Pereira, o Marco Zero recebe os shows de Lulu Santos, que vem pela primeira vez ao Recife, Claudionor Germano, Orquestra Contemporânea de Olinda com a cabo-verdiana Mayra Andradade, Lenine e Pedro Luís e a Parede. “Esse show de Claudionor vai ser especial, marca os 80 anos de folia desse ícone do frevo pernambucano”, defende o prefeito do Recife, João da Costa. Claudionor Germano faz 80 anos em abril deste ano.
Seu Jorge também vai estar no carnaval. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)Seu Jorge também vai estar no carnaval.
(Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)
O domingo vai ser dia de samba, com Beth Carvalho e Fundo de Quintal. A segunda-feira fica por conta de Seu Jorge, da banda Eddie, com participação especial de Nasi, vocalista da banda Ira!, e da Nação Zumbi. O último dia de folia vai ter o projeto especial “Quatro Cantos”, com as vozes de Karynna Spinelli (PE), Fabiana Cozza (SP), Nilze Carvalho (RJ) e Gerlane Lops (PE). A cantora Elba Ramalho também agita a despedida da folia, que se encerra com o tradicional Orquestrão Multicultural do Recife, promovendo encontro de 150 músicos, maestros e intérpretes.
Além das atrações no Marco Zero, a festa se divide em 17 polos, sendo oito no Centro - Multicultural, Fantasias, Mangue, Todos os Ritmos, Afro, Todos os Frevos, Tradições, e Agremiações - e nove descentralizados, em Brasília Teimosa, Chão de Estrelas, Casa Amarela, Nova Descoberta, Alto José do Pinho, Várzea, Jardim São Paulo, Ibura e Bomba do Hemetério. Entre as atrações dos polos descentralizados estão Gaby Amarantos, Elba Ramalho, Fresno, Seu Jorge, Lenine, Nando Cordel, entre outros.

Os desfiles das agremiações tradicionais do carnaval pernambucano, como ursos, bois, blocos líricos e de bonecos, entre outros, também estão na programação oficial, distribuidos tanto pelos pólos centrais como descentralizados.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário sobre esse artigo.

Seguidores

 

Arquivo