Redes Sociais

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sábado, 10 de setembro de 2011

Garantia Safra capacita gestores do Sertão e Agreste

A Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, vinculada à Secretaria e Agricultura e Reforma Agrária, realizará capacitações para os membros das Comissões Municipais de Gestão do Programa Garantia Safra, formadas por representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Prefeituras, IPA e outros Movimentos Sociais.
Serão realizados oito eventos em todo o Sertão e Agreste neste mês, nos municípios de Petrolina (12), Ouricuri (13), Salgueiro (14), Serra Talhada (15), Afogados da Ingazeira (16), Arcoverde (20) , Garanhuns (21) e Caruaru (22).
As capacitações estarão voltadas para discutir as interfaces do Programa Garantia Safra com ações sobre a pobreza rural e convivência com o semi-árido, bem como levar aos integrantes das Comissões Municipais as novas diretrizes e perspectivas desta ação no Estado de Pernambuco para a próxima safra.
No Estado de Pernambuco, foram inscritos na safra 2010/2011, 99 mil famílias. Para a safra 2011/2012 a perspectiva é de adesão de 130 mil famílias ao Programa, com investimentos do Estado na ordem de R$ 5,3 milhões. Segundo o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, “O Garantia Safra é um dos maiores programas de fortalecimento da Agricultura Familiar, com participação efetiva das famílias agricultoras, juntamente com os entes federativos. O programa permite que, havendo uma situação de perda da safra por seca ou excesso de chuva, estas famílias agricultoras possam retomar no ano seguinte sua capacidade produtiva”.
O Programa Garantia Safra é um seguro de renda mínima para as famílias agricultoras que vivem em municípios do Semi-árido, acessado quando ocorre perda de safra, seja pela ocorrência de secas ou excesso de chuvas. Os recursos do Programa vêm das contribuições dos agricultores e agricultoras, prefeituras, governos estaduais e governo federal, depositadas em um fundo financeiro solidário chamado Fundo Garantia Safra.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário sobre esse artigo.

Seguidores

 

Arquivo